sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pouca vergonha


Interessante a entrevista que o Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM) concedeu ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, no último Domingo, dia 05. Confesso que não assisti a entrevista na íntegra, só uma parte.
O que me chamou a atenção foi a crítica que ele fez ao tamanho do estado brasileiro. Segundo o mesmo, o estado é um elefante: grande, come demais, gasta demais e é lento. Bom, isso eu já sei faz é tempo. Mas, volta e meia nós precisamos que alguém faça uma declaração ou dê uma informação para podermos nos situar, e ai o que a gente faz? Ora, vamos pesquisar, não é mesmo? E eis que o Brasil possui atualmente 37 ministérios. Não é brincadeira, não. São 37 órgãos, entre ministérios e secretarias com status de ministérios, fora um sem número de fundações e outras agências do governo.
Isto não existe em nenhum outro lugar do mundo. Nós possuímos uma máquina estatal sem igual no planeta, um verdadeiro monstrengo de ineficiência, e que nos consome bilhões de reais por ano.
O diabo é que no Brasil temos mania de criar soluções pelo avesso. Falta maior interação da União com as prefeituras pelo Brasil afora? Ótimo, vamos criar o Ministério das Cidades. Ué, mas cadê o Ministério da Integração Nacional, não daria conta do recado? Ta bom, então... Está faltando agilidade no trato com demais entes da República? Opa, então vamos criar o Ministério das Relações Institucionais. Novamente, a Casa Civil não dá conta do recado? Mas, sabe como é, né... tem companheiro ai que perdeu a eleição, precisa mamar, coitado! Já que ta tudo dominado, vamos criar mais uma boquinha pra ele... E assim nós vamos seguindo. Creio eu que, não vai demorar muito, teremos uns 50 ministérios no Brasil, cada um fingindo ser indispensável para o bem do país. O problema é que não há fingimento na hora de pagar esta farra. Nós pagamos mesmo, e de verdade. Toda esta lambança sai do nosso bolso, e a cada novo companheiro que chega, menos serviço essencial nós temos, como saúde, educação e segurança pública.
Só para se ter uma idéia do disparate, no Reino Unido são 17 ministérios, o Chile tem 22, a França possui 16 e os Estados Unidos 15.
Não há futuro possível nem crescimento sustentável com esta farra do boi em andamento. Isto precisa acabar.
Lembram da historinha de um barco de remadores que estava disputando uma competição? É mais ou menos assim: Haviam no barco 05 tripulantes. Um era o diretor de observação dos ventos, outro cuidava das estatísticas, um terceiro era o responsável por observar os barcos adversários. Havia ainda um diretor de marketing e outro que era diretor de suprimentos. Pois bem, o barco foi o último da competição, aliás, nem saiu do lugar. Motivo: havia diretor de mais e remador de menos.
E por falar em diretor de mais, vocês devem ter visto essa aí agora do Senado, 181 diretores para uma casa que tem 81 senadores. Há até diretor de Chek-in de aeroporto. Já que é assim, não ouso duvidar que haja também àquele diretor, sabe... àquele para mediar encontros aleatórios. No Brasil é assim, do diretor de garagem ao diretor de putas, e não esquecendo de um bom 12 anos, tudo acaba saindo do nosso bolso mesmo.

Nenhum comentário: